Bailarina de Gravatal se apresentará na Disney
Aos 14 anos, Sara Manoel busca apoio para representar SC em evento internacional de dança em 2027
O convite veio após Sara conquistar o primeiro lugar na categoria Meia Ponta infantil no 39º Festival de Dança de Joinville — o maior do gênero na América Latina — representando Capivari de Baixo ao lado da equipe do professor Alex Martins. Como reconhecimento, ela recebeu uma formação internacional como premiação.
Apesar da conquista, a viagem ainda depende do apoio da comunidade. Para arrecadar fundos, familiares e colegas estão organizando um jantar beneficente no dia 20 de setembro, às 20 horas, no CTG do Preto, em Pescaria Brava. O evento contará com música ao vivo, jantar completo e show do cantor Rony Max. Toda a renda será destinada à viagem.
Sara iniciou na dança aos sete anos, após ser descoberta pelo professor Alex Martins na COMBEMTU, em Tubarão. Desde então, acumula participações e prêmios em cidades como Joinville, Buenos Aires e Cancún. Atualmente, é aluna da Escola Joana Pendica, no bairro Pouso Alto, e se dedica à dança contemporânea.
A mãe, Rosana de Jesus Manoel, destaca o talento e a dedicação da filha. “Ela me diz: ‘Mãe, a dança é minha vida’. E eu acredito que esse dom foi Deus quem deu pra ela”, afirma. Rosana também relembra apresentações marcantes, como a realizada no Bolshoi, onde jurados internacionais elogiaram a performance da jovem catarinense.
Mesmo com reconhecimento fora do país, a família enfrenta desafios financeiros para manter Sara nos ensaios e competições. “Às vezes, não temos sequer gasolina. Já vendemos quitutes, churros e cachorro-quente em eventos para garantir os custos”, relata Rosana.
A prefeitura de Gravatal também reconheceu a importância da trajetória da bailarina. “Importante termos uma menina tão jovem representando nossa cidade e mostrando sua arte pelo mundo afora. Vamos incentivar sempre que possível talentos assim”, declarou o prefeito Clei Rodrigues.
Interessados em adquirir convites para o jantar beneficente ou contribuir de outras formas podem entrar em contato pelo telefone (48) 99991-2113.