Política
Deputados criticam Ibama por inércia no caso da baleia
Parlamentares do PL e MDB usaram a tribuna da Alesc para criticar a atuação do Ibama diante do caso de uma baleia presa em uma rede no litoral catarinense
Parlamentares do PL e MDB usaram a tribuna da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) nesta quarta-feira (16) para criticar a atuação do Ibama diante do caso de uma baleia presa em uma rede no litoral catarinense. O órgão foi acusado de omissão por não ter atuado para resgatar o animal e ainda tentar multar o homem que entrou no mar para libertá-lo.
“Uma baleia franca estava ferida na praia da Pinheira, três dias com a rede presa e o Ibama monitorando à distância, que a rede se soltaria sozinha, mas um homem entrou no mar e soltou a rede e agora pode ser multado. Isso nos deixa abismados, uma ação descabida do Ibama, três dias e eles observando, o filhote do lado vendo mãe sofrendo e o Ibama lavou as mãos como Pôncio Pilatos”, destacou o deputado.
O deputado Marcius Machado (PL) também alertou que outra baleia estaria em situação semelhante na praia de Siriú, em Garopaba. Os colegas Volnei Weber e Carlos Chiodini Lunelli, ambos do MDB, manifestaram apoio às críticas.