A primeira ação ocorreu na terça-feira (15), em Tubarão, e teve como alvo uma empresa da construção civil suspeita de vender mercadorias com notas fiscais subfaturadas
Auditores fiscais da Receita Estadual realizaram duas operações nesta semana com foco no combate à sonegação de impostos em Santa Catarina. A primeira ação ocorreu na terça-feira (15), em Tubarão, e teve como alvo uma empresa da construção civil suspeita de vender mercadorias com notas fiscais subfaturadas ou sem nota, o que pode ter causado omissão de receita de até R$ 36 milhões.
Na quarta-feira (16), a fiscalização se voltou a uma empresa do setor de plásticos em Itajaí, investigada por utilizar créditos fiscais indevidos com base em notas emitidas por empresas fantasmas, conhecidas como “noteiras”. A operação apura o uso irregular de cerca de R$ 19 milhões em créditos tributários.
Em ambos os casos, foram realizadas buscas e apreensões administrativas de documentos físicos e digitais. O material recolhido será analisado em auditorias para identificar com precisão os valores sonegados e formalizar as notificações aos responsáveis.