Cotidiano
Operação Junina flagra erros em embalagens
Operação Especial Festa Junina, coordenada pelo Inmetro e realizada em todo o Brasil, fiscalizou 575 estabelecimentos comerciais em 94 municípios
A Operação Especial Festa Junina, coordenada pelo Inmetro e realizada em todo o Brasil, fiscalizou 575 estabelecimentos comerciais em 94 municípios. A ação teve como foco garantir que produtos típicos das festas juninas, como amendoim, paçoca e canjica, estivessem de acordo com o peso informado nas embalagens. Ao todo, foram inspecionados 24.657 itens, sendo que 310 apresentaram irregularidades. Como resultado, 82 comércios foram notificados.
A ação faz parte do calendário anual do Inmetro, mas é reforçada em períodos de maior consumo, como as festas juninas. O objetivo da operação é garantir a lealdade nas relações comerciais e proteger o consumidor contra práticas enganosas, comuns em datas comemorativas com grande movimentação no comércio.
Operção em Santa Catarina
Durante uma operação especial nas festas juninas, o Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) fiscalizou 85 estabelecimentos em 19 municípios para verificar se o peso real de produtos típicos, como amendoim, pipoca e paçoca, correspondia ao indicado nas embalagens. Das 840 análises feitas, 21 itens apresentaram irregularidades.
A infração mais comum foi o erro quantitativo — quando o produto pesa menos do que o informado, prejudicando o consumidor. Segundo o Imetro-SC, esse tipo de fiscalização ocorre o ano inteiro, mas é intensificado em datas comemorativas, como o período junino, quando a demanda por esses itens aumenta.