Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Cresce movimento aéreo internacional em SC

Cotidiano
Voo Inaugural Da TAP Air Portugal Roberto Zac13 1
Foto: Roberto Zacarias/Secom GOVSC

Cotidiano

Cresce movimento aéreo internacional em SC

O movimento aéreo internacional de passageiros e cargas em Santa Catarina apresentou forte crescimento no primeiro semestre de 2025

O movimento aéreo internacional de passageiros e cargas em Santa Catarina apresentou forte crescimento no primeiro semestre de 2025. Houve aumento de 66,9% na movimentação de cargas e 62,3% no número de passageiros em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados foram divulgados pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com base em informações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No Aeroporto de Florianópolis, 733,3 mil passageiros internacionais passaram nos primeiros seis meses de 2025, representando 82,4% de todo o fluxo registrado em 2024. Esse resultado mantém Santa Catarina como o terceiro maior polo de aviação internacional do país, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, foram movimentadas 3,3 mil toneladas de cargas, posicionando o aeroporto como o de maior crescimento no Brasil e o terceiro na América Latina, segundo a concessionária Zurich Airport.

“Nossas projeções é de que vamos superar a marca de 1 milhão de passageiros internacionais em 2025. Mas o movimento registrado até agora aumenta as expectativas. Temos confiança de que essa meta será alcançada e ultrapassada antes das nossas previsões, com o incremento de voos para Lima e principais cidades do Mercosul”, destaca o secretário da SPAF,Beto Martins.

No âmbito doméstico, o tráfego de passageiros nos aeroportos catarinenses cresceu 2,4% no primeiro semestre de 2025, totalizando 3,5 milhões de viajantes. O Aeroporto de Florianópolis liderou com 1,8 milhão de passageiros, seguido por Navegantes, com 1,1 milhão, e Chapecó, com 295,1 mil.

Outros aeroportos também registraram aumento na movimentação, como Joinville, que teve a maior alta, de 12,8%, com 268,9 mil passageiros. Jaguaruna e Correia Pinto tiveram respectivamente 47,8 mil e 3,6 mil passageiros, consolidando o crescimento da aviação regional em Santa Catarina.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo