A Rua Etienne Stawiarski, em Orleans, estará fechada na manhã desta terça-feira (29) para a primeira etapa da limpeza das Esculturas do Paredão, localizadas às margens do Rio Tubarão. O bloqueio ocorrerá das 7h30 às 12h, período destinado à aplicação de um produto inibidor de vegetação que cresce sobre as obras.
A ação é resultado de uma parceria entre o Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), o Museu ao Ar Livre Princesa Isabel e a Prefeitura de Orleans. A administração municipal disponibilizou um caminhão guindaste, enquanto técnicos do Unibave aplicam o produto inibidor. A remoção da vegetação seca será realizada em agosto.
Segundo Idemar Ghizzo, conservador e restaurador do Museu, é essencial que as raízes estejam secas antes da remoção, para evitar danos à superfície das esculturas, que estão instaladas a mais de 20 metros de altura e esculpidas diretamente na rocha.
As Esculturas do Paredão foram idealizadas em 1977 e começaram a ser executadas em 1980, sob coordenação do padre João Leonir Dall’Alba. A obra reúne painéis de 3 a 10 metros quadrados com cenas bíblicas esculpidas pelo artista Zé Diabo. A visitação é gratuita.