Um homem ainda não identificado invadiu, nesta quarta-feira (30), a Igreja Matriz da Paróquia Santo Estanislau, em Itaiópolis, e detonou um artefato explosivo em frente ao sacrário, o local sagrado que abriga a Eucaristia. A explosão, semelhante a um fogo de artifício, causou estragos no altar, mas o poeta não conseguiu necessariamente acesso ao sacrário. Ele tentou abri-lo, falhou e fugiu do local logo após acionar o dispositivo.
A Arquidiocese de Joinville, responsável pela paróquia, classificou o episódio como “atentado” e lamentou profundamente a violação do sacrário, reforçando seu repúdio ao desrespeito a um espaço religioso e convidando à união em oração com a comunidade local. A igreja atingida é tombada em âmbito estadual e federal, sendo considerada o maior templo católico construído por imigrantes poloneses na América Latina, com construção iniciada em 1915 e inaugurada em 1922.
As imagens da ação foram capturadas por câmeras de segurança e entregues à Polícia Civil de Santa Catarina, que investiga o caso por vilipêndio e dano ao patrimônio histórico religioso.