Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Tarifaço de Trump impacta exportações de SC

Economia
Tiros são disparados próximo a Donald Trump nos EUA
Foto: Divulgação/SCTODODIA

Tarifaço de Trump impacta exportações de SC

Sobretaxa de 50% ao Brasil foi adiada para o próximo dia 7 e pode afetar produtos catarinenses

O novo tarifaço imposto pelos Estados Unidos entra em vigor no próximo dia 7 e pode afetar duramente as exportações catarinenses. Com a sobretaxa de 50% sobre os produtos brasileiros — a maior entre os 68 países atingidos —, o impacto pode recair diretamente sobre setores industriais e agropecuários de Santa Catarina, que têm nos EUA um de seus principais destinos comerciais.

A medida foi confirmada pelo presidente Donald Trump nesta quinta-feira (31) por meio de ordem executiva, atingindo parte significativa das exportações brasileiras. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), 35,9% das vendas do Brasil para os Estados Unidos em 2024, equivalentes a R$ 81,2 bilhões, serão afetadas.

Produtos como suco de laranja, castanha-do-Pará, petróleo, minério de ferro e peças de aviação civil ficaram de fora da taxação adicional, mas o restante das exportações está sujeito a novas tarifas que podem comprometer a competitividade no mercado norte-americano. A Secretaria de Comércio Exterior destaca que 64,1% das vendas ainda competirão em condições semelhantes às de outros países, mas com novas pressões comerciais.

Em Santa Catarina, os setores de carnes, têxtil, metalmecânico e automotivo podem sofrer os principais impactos. Dados da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina) indicam que os EUA são o segundo maior destino das exportações catarinenses, com destaque para motores elétricos, compressores, partes de máquinas e produtos químicos.

A reação do governo brasileiro veio por meio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que classificou a medida como “interferência inaceitável” nos termos do comércio internacional.

A expectativa agora é de que negociações diplomáticas e setoriais avancem nos próximos dias para mitigar os efeitos sobre a economia catarinense e brasileira.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo