Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Palestrante expande projeto sobre a África no Sul de SC

Educação
WhatsApp Image 2025 08 07 At 09.39.09
Foto: Divulgação

Educação

Palestrante expande projeto sobre a África no Sul de SC

MEC exige conteúdo na base curricular de acordo com lei que trata da obrigatoriedade do Ensino Afro-brasileiro nas escolas

O influenciador e palestrante angolano, Esmael Nzuzi dos Santos Gabriel, de 32 anos, morador Criciúma há uma década, se destaca como uma das principais referências sobre a cultura africana no Brasil. Atualmente ele expande a sua atuação pela região Sul catarinense, após ter circulado por instituições de ensino e corporações com seu projeto África Nas Escolas.

O palestrante com mais de 300 mil seguidores em sua página do Instagram (@africajnviu), já compartilhou seus conhecimentos em Criciúma, Sangão, Tubarão, Sombrio, Caxias do Sul/RS, São Paulo/SP, Rio de Janeiro/RJ, Belo Horizonte/MG e Salvador/BA.

Desde que deixou a sua terra natal para buscar novos desafios em sua vida, mesmo longe de seu país, ele jamais deixou de valorizar as tradições de seu povo, e de se esforçar para mostrar às pessoas a riqueza e a beleza cultural de seu continente.

O projeto África do Jeito que Nunca Viu começou com seu canal no Youtube criado em 2019 e com quase 150 mil inscritos atualmente e 16 milhões de visualizações, conta também com mais 2 milhões de seguidores em todas as principais redes sociais.

Em suas palestras, ele aborda o estudo da História da África, contribuição do continente africano na atualidade, curiosidades sobre o continente africano e interage com o público para desmistificar algumas informações e curiosidades sobre o continente africano para os estudantes do ensino fundamental e capacitação de professores.

Esmael é frequentemente convidado para entrevistas em portais de notícias, emissoras de rádio, podcasts de alcance regional, nacional e internacional.

Atualmente, há tratativas em andamento para inclusão do projeto em estabelecimentos de ensino das redes municipais na região Sul do Estado, pois de acordo com a Lei 10.639/03 do Ministério da Educação (MEC) o conteúdo sobre África é exigido por lei nos currículos escolares.

Para mais informações siga @africajnviu ou entre em contato pelo e-mail kinibismael@gmail.com.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo