Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Florianópolis avança no projeto de transporte marítimo

Cotidiano
Imagem Do WhatsApp De 2025 08 08 As 18.20.08 646db09c
Foto: PMF/Divulgação

Cotidiano

Florianópolis avança no projeto de transporte marítimo

Prefeitura estuda modelo de Vitória (ES) e prevê edital de licitação até o fim do semestre

A Prefeitura de Florianópolis deu mais um passo para viabilizar o transporte marítimo na Capital. Nesta semana, representantes do município se reuniram com técnicos de Vitória (ES) para conhecer de perto o modelo adotado na cidade capixaba, que servirá como referência para a implantação do serviço na Ilha.

Na terça-feira (5), equipes de diferentes secretarias, coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, participaram de reunião técnica e visitaram possíveis pontos para instalação de terminais, como o Abraão, Parque de Coqueiros, trapiche da Beira-Mar Norte, trapiche do João Paulo e Canasvieiras.

Já na quarta (6), a comitiva catarinense conheceu detalhes da operação em Vitória, incluindo formatos de linhas, definição de horários, tipos de embarcações e estratégias de gestão. O intercâmbio foi encerrado com reunião remota com o subsecretário de Mobilidade Urbana do Espírito Santo, Leo Carlos Cruz.

Conexão entre Continente e Ilha

O plano inicial prevê ligação entre o Continente e o Centro de Florianópolis, com integração aos demais modais de transporte. Em fases posteriores, o serviço deverá alcançar bairros do Norte da Ilha, como Santo Antônio de Lisboa, Jurerê e Canasvieiras, com expansão gradual das rotas.

Durante a semana, a tarifa será voltada ao uso diário pela população, integrada ao transporte público. Nos fins de semana, as rotas atenderiam ao turismo, com valores diferenciados para ampliar a viabilidade financeira da operação.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Rafael Hahne, a expectativa é concluir um estudo preliminar em até 60 dias, apontando obras e contratações necessárias. “Com isso, poderemos avançar para o estudo detalhado e finalizar o edital ainda neste semestre, para então abrir a licitação”, afirmou.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo