Cotidiano
Memorial das vítimas do voo da Voepass é inaugurado
Neste sábado (9), familiares das vítimas do acidente com o avião da Voepass, ocorrido há um ano em Vinhedo (SP), inauguraram um memorial
Neste sábado (9), familiares das vítimas do acidente com o avião da Voepass, ocorrido há um ano em Vinhedo (SP), inauguraram um memorial em homenagem aos passageiros e tripulantes do voo 2283. A cerimônia contou também com um ato ecumênico e o plantio de árvores, simbolizando a memória e o respeito às 62 pessoas que perderam a vida na tragédia.
O acidente aconteceu em 9 de agosto de 2024, às 13h22, quando a aeronave ATR 72-500 da Voepass/Latam caiu sobre o condomínio Residencial Recanto Florido, em Vinhedo. Todas as 62 pessoas a bordo — 58 passageiros e quatro tripulantes — morreram. O voo havia partido às 11h58 do Aeroporto Coronel Adalberto Mendes da Silva, em Cascavel (PR), com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP).
Segundo o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), durante o trajeto a aeronave entrou em uma região com condições meteorológicas favoráveis à formação de gelo severo, fator que pode ter contribuído para o acidente. Desde então, os investigadores realizaram a leitura e análise dos gravadores de voo, a reconstrução detalhada da trajetória e ensaios técnicos com componentes recuperados no local.
O trabalho também envolveu entrevistas com profissionais da companhia aérea, mecânicos, despachantes, pilotos e familiares dos tripulantes. Além disso, o Cenipa analisou mais de 15 mil voos da frota da empresa, estudou dados meteorológicos, reproduziu o trajeto em simulador e realizou um voo experimental com aeronave de ensaio para compreender melhor as circunstâncias do desastre.