Fotos: Luis Reis
Ciclone pode ter gerado onda recorde em Jaguaruna
Ondas de até 15 metros foram registradas na Laje da Jagua e aguardam confirmação de novo recorde nacional
Publicado em
Ondas de até 15 metros foram registradas na Laje da Jagua e aguardam confirmação de novo recorde nacional
Por
Leticia Matos
A Laje da Jagua, formação rochosa submarina a 5,3 km da costa de Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina, pode ter registrado a maior onda já surfada no Brasil. Duas ondas quebradas em 30 de julho, durante a passagem de um ciclone extratropical, estão em análise e podem superar os 14 metros do atual recorde, segundo a Big Waves Brasil (BWB).
Os surfistas Marco Polo e Lucas Chumbo foram até o local após previsões de ondas gigantes divulgadas por órgãos como a Epagri/Ciram e a Defesa Civil de Santa Catarina. A ondulação — conhecida no surfe como swell — foi favorecida pela formação do ciclone, que gerou ventos intensos sobre o oceano.
O oceanógrafo Douglas Nemes, doutor em engenharia costeira e especialista em mecânica das ondas, realiza a medição e a análise a pedido da BWB. Segundo Nemes, estudos anteriores já comprovaram que a Laje da Jagua concentra as maiores ondas surfadas no país, devido à sua topografia submarina que potencializa a altura das ondulações, em dinâmica semelhante à de Nazaré, em Portugal.
A divulgação do resultado oficial deve ocorrer nos próximos dias. Jaguaruna está oficialmente consolidada como a “Capital da Maior Onda do Brasil”, após aprovação de projeto de lei pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados.