Política
Governo e municípios avançam em projeto Promobis
Governo do Estado recebeu os prefeitos dos 11 municípios para alinhar ações e definir os próximos passos do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Foz do Rio Itajaí
Nesta quinta-feira (14), o Governo do Estado recebeu os prefeitos dos 11 municípios da Região da AMFRI para alinhar ações e definir os próximos passos do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Foz do Rio Itajaí (PROMOBIS). O encontro ocorreu na Secretaria de Estado da Fazenda (SEF/SC), no Centro Administrativo, com a presença de Paulo Bornhausen, Cleverson Siewert e representantes do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da AMFRI (CIM-AMFRI).
A agenda incluiu duas reuniões sequenciais. A primeira tratou da aplicação do protocolo de intenções do PROMOBIS, com atualização do status e do cronograma de execução. Foram discutidos encaminhamentos como a descentralização do transporte intermunicipal, formação de grupos de trabalho e reuniões com a Secretaria de Infraestrutura e o Instituto do Meio Ambiente (IMA), além da contrapartida do CIM-AMFRI para assinatura do financiamento.
As reuniões antecedem a assinatura dos termos de parceria entre o Governo e o CIM-AMFRI, prevista para outubro, com investimento estadual estimado em US$ 24 milhões para estudos e obras preparatórias. A operação de crédito com o Banco Mundial já recebeu pareceres favoráveis da Secretaria do Tesouro Nacional e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, entrando em tramitação na Casa Civil. A contrapartida estadual complementará os recursos internacionais, acelerando a execução do projeto.
Na segunda reunião, realizada na InvestSC, o foco foi a estruturação da Parceria Público-Privada (PPP) para o túnel imerso entre Itajaí e Navegantes. Foram discutidos estudos de engenharia, modelagem da PPP, definição de escopo, forma de contratação e realização de road show para apresentação do projeto a potenciais investidores, além de atualização do status e cronograma do PROMOBIS.