Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Postos de Guarda-Vidas podem ser adotados na Capital

Segurança
WhatsApp Image 2025 08 13 At 17.57.36

Segurança

Postos de Guarda-Vidas podem ser adotados na Capital

Pessoas físicas e jurídicas vão ter a oportunidade de se responsabilizar pela construção, revitalização, manutenção e conservação dos espaços

A partir desta temporada de verão 2025/2026, Florianópolis contará com uma nova iniciativa voltada ao fortalecimento da segurança no Litoral: o programa Adote um Posto Guarda-Vidas, desenvolvido em parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), a Câmara Municipal e a Prefeitura da Capital.

O Projeto de Lei nº 19.394/2024 foi aprovado nessa terça-feira (12), pelos vereadores e será regulamentado nos próximos 30 dias. A iniciativa permitirá que pessoas físicas e jurídicas adotem postos de guarda-vidas, assumindo responsabilidades de construção, revitalização, manutenção e conservação. Em contrapartida, será autorizada a veiculação de publicidade nos espaços adotados.

A adoção de postos guardas-vidas já é realizada em algumas regiões do Estado, no entanto, ainda não havia uma regulamentação específica como a proposta na capital.

O programa funcionará em duas modalidades:

  • Construção de novo posto –o adotante custeia a obra integral e assume as melhorias e manutenção futuras;
  • Adoção de posto existente –o adotante realiza ações de melhoria, revitalização, manutenção e conservação.

Na última temporada, 72 postos de guarda-vidas estavam ativos em Florianópolis, região que compõe o 1 Batalhão de Bombeiro Militar (1 BBM). Com a iniciativa, a expectativa do CBMSC é ampliar esse número, fortalecendo a estrutura de atendimento no litoral.

O comandante-geral do CBMSC, coronel Fabiano de Souza, destacou a relevância do projeto: “Essa é uma ação que reforça a integração entre a corporação, a comunidade e a iniciativa privada. O resultado é direto: mais segurança para os banhistas e melhores condições de trabalho para os guarda-vidas. Florianópolis é pioneira na regulamentação desse programa, e nossa meta é expandir a iniciativa para outros municípios do Estado.”

A adesão será voluntária e formalizada por meio de termo de cooperação, com validade de dois anos, firmado com o Poder Executivo Municipal e o CBMSC. O credenciamento dos interessados será realizado por meio de edital público.

A proposta foi apresentada pela vereadora Manu Vieira. Após a sanção, o Adote um Posto Guarda-Vidas estará apto a receber adesões e investimentos, ampliando a infraestrutura utilizada pelos profissionais responsáveis por proteger banhistas e frequentadores das praias de Florianópolis.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo