Segurança
Operação Mensageiro tem nova fase em SC
Por ordem do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 36 de busca e apreensão em residências e empresas de cidades
Na manhã desta terça-feira (19), o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por meio do GAECO e do GEAC, deflagrou a 6ª fase da Operação Mensageiro. A ação investiga crimes contra a Administração Pública, como corrupção ativa e passiva, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e atuação de organização criminosa.
Por ordem do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e 36 de busca e apreensão em residências e empresas de cidades como Florianópolis, Blumenau, Rio do Sul, Imbituba, Gaspar, Bombinhas, Laguna, Braço do Norte, Palhoça e Imaruí.
Entre os alvos, estão empresários suspeitos de manter práticas ilícitas e agentes públicos, incluindo ex-prefeitos de Rio do Sul e Braço do Norte. Além das prisões, servidores e ex-servidores também tiveram mandados de busca e apreensão cumpridos.
O foco desta fase é reunir provas sobre contratos de coleta e destinação de resíduos sólidos urbanos, suspeitos de terem sido usados em um esquema criminoso. As investigações começaram em 2022 e contam com o apoio da Polícia Científica, que garante a preservação das evidências coletadas.