Cultura
Livro sobre pescador de BC será relançado na Udesc
Obra resgata cultura local e relembra tragédia de 1921 que marcou o litoral catarinense; lançamento é nesta sexta-feira
A história e a memória cultural de Balneário Camboriú ganham novo fôlego com o relançamento do livro Solilóquio – Memórias Póstumas de um Pescador do Canto da Praia de Camboriú. O evento ocorre na sexta-feira, 22 de agosto, às 19h, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), campus Balneário Camboriú.
Escrito por Isaque de Borba Corrêa, a obra traz um conto sobre a vida do pescador artesanal Manoel Germano Corrêa, avô do autor, que sobreviveu a um fenômeno meteorológico extremo ocorrido em 21 de outubro de 1921. O episódio, que vitimou pescadores do litoral catarinense, permanece como uma das tragédias mais marcantes da região.
O relançamento integra a programação oficial dos 61 anos de emancipação de Balneário Camboriú. O livro, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do município, será distribuído gratuitamente durante o evento, que contará também com sessão de autógrafos.
Além da narrativa da tragédia, Solilóquio explora o cotidiano, os costumes e o linguajar típico da comunidade pesqueira da região entre o final do século 19 e o século 20. A história também inspirou um filme homônimo, lançado em 2024 com apoio da Lei Paulo Gustavo. A proposta da obra, segundo o autor, é preservar a memória local e valorizar a identidade cultural de Balneário Camboriú.