Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Mortes de 80 pinguins alertam litoral de SC

Itajaí
Mortes De 80 Pinguins Alertam Litoral De SC Scaled
Foto: Divulgação/PMP-BS/Univille

Mortes de 80 pinguins alertam litoral de SC

Encoplamentos em praia de São Francisco do Sul revelam fragilidade de pinguins juvenis e riscos de redes de pesca ilegais

ITAJAI

Mais de 80 pinguins-de-Magalhães foram encontrados mortos na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, no início desta semana. O achado foi comunicado pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), vinculado à Univille, responsável por recolher os animais.

A coordenadora do PMP-BS, Jenyffer Vierheller Vieira, explica que esse número elevado não é inusitado para este período: entre outono e inverno, muitos pinguins migram da Patagônia argentina rumo ao sul e sudeste do Brasil em busca de alimento. Estes animais são, em sua maioria, jovens e inexperientes, o que os torna mais suscetíveis a encalhes ou à morte por exaustão, fraqueza ou hipotermia.

Também está entre as causas a captura acidental em redes de pesca — exames indicam que afogamento é uma das principais causas de morte entre os que chegam já encalhados. Viera ressalta a importância de denunciar pesca irregular para evitar esses incidentes.

Contexto local

Em 2025, na região Norte de SC, o PMP-BS registrou 608 pinguins encalhados. Desse total, apenas 33 chegaram vivos ao Centro de Reabilitação da Univille, em São Francisco do Sul, e apenas nove se recuperaram completamente. O programa atua em praias de Itapoá, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul e parte de Araquari, sendo um requisito do licenciamento ambiental do Ibama para as operações da Petrobras na Bacia de Santos.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo