Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Mais de 210 pinguins mortos em praias de SC

Florianópolis
Associacao R3 Animal Scaled
Foto: Divulgação/Associação R3 Animal

Mais de 210 pinguins mortos em praias de SC

Somente em Jurerê, Florianópolis, 136 animais foram recolhidos nesta quinta-feira (20); encalhes seguem até outubro no litoral catarinense

FLORIANOPOLIS

Santa Catarina registrou mais de 210 pinguins-de-Magalhães mortos em menos de uma semana. Os casos foram confirmados em duas praias do estado: 136 animais encontrados em Jurerê, em Florianópolis, nesta quarta-feira (20), e outros 80 na Praia do Ervino, em São Francisco do Sul, no início da semana.

Casos recentes

Em Florianópolis, os pinguins foram recolhidos por equipes da R3 Animal, responsável pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) na Ilha. O recolhimento tem como objetivo evitar riscos de contaminação a pessoas e animais domésticos.

No Norte do estado, o monitoramento é conduzido pela Universidade da Região de Joinville (Univille), que também atua no âmbito do PMP-BS. Foi essa equipe que registrou as mortes na Praia do Ervino.

Números da temporada

Desde o início do período migratório, já foram contabilizados 1.132 pinguins em praias de Florianópolis. Desses, apenas 79 estavam vivos no momento do resgate e foram encaminhados ao Centro de Reabilitação da R3 Animal. O restante foi encontrado sem vida. A expectativa das equipes é que os encalhes continuem até outubro.

Por que tantos animais mortos?

Segundo especialistas da R3 Animal e da Univille, nesta época do ano não é incomum encontrar pinguins mortos em praias catarinenses. Muitos chegam debilitados após a longa migração da Patagônia argentina até o litoral brasileiro, em busca de alimento e águas mais amenas.

Além da exaustão e da hipotermia, a ação humana também contribui para as mortes. Redes de pesca são apontadas como uma das principais causas de afogamento. Dependendo do estado da carcaça, os animais mortos passam por necropsia para identificação da causa da morte.

Orientações ao encontrar um pinguim vivo

  • Se o animal estiver no mar, não interfira;

  • Se estiver na areia, não tente devolvê-lo ao mar;

  • Nunca coloque o pinguim em contato com gelo;

  • Evite aproximação para não assustar o animal;

  • Afaste crianças, pets e curiosos;

  • Acione o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341 ou (48) 3018-2316 (atendimento diário das 7h às 17h).

Contexto ambiental

O PMP-BS é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama, para as atividades da Petrobras na produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos. O projeto monitora diariamente praias de Florianópolis, São Francisco do Sul, Itapoá, Balneário Barra do Sul e Araquari.


Leia também: Mortes de 80 pinguins alertam litoral de SC

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo