Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

STF cobra Bolsonaro por risco de fuga; defesa tem 48h

Justiça
Bolsonaro 4 1
Foto: Lula Marques/EBC/Divulgação

Justiça

STF cobra Bolsonaro por risco de fuga; defesa tem 48h

Polícia Federal aponta rascunho de pedido de asilo na Argentina; caso também envolve descumprimento de medidas cautelares

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quarta-feira (20) que a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifeste, em até 48 horas, sobre suspeitas de descumprimento de medidas cautelares e risco de tentativa de fuga do país. A decisão foi motivada por um relatório da Polícia Federal que identificou um rascunho de pedido de asilo político à Argentina.

O documento encontrado, salvo em fevereiro de 2024, surgiu dias após a operação Tempus Veritatis, que incluiu buscas na residência de Bolsonaro. Segundo Moraes, os elementos reunidos pela PF indicam que o ex-presidente mantinha posse de material com potencial para viabilizar sua evasão do território nacional.

Além do rascunho, o relatório da PF também aponta que Bolsonaro reincidiu em condutas ilícitas e violou obrigações determinadas pela Justiça. Moraes destacou que tais ações podem configurar desobediência às medidas cautelares impostas pela Corte.

Depois da manifestação da defesa, os autos serão encaminhados à Procuradoria-Geral da República (PGR), que terá o mesmo prazo de 48 horas para se posicionar sobre os fatos.

O caso se insere no contexto de investigações em curso sobre uma possível tentativa de golpe de Estado, e pode influenciar diretamente no andamento dos processos que envolvem o ex-presidente e aliados políticos. Não há registro de que o pedido de asilo tenha sido formalizado junto ao governo argentino.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo