Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Balneário Camboriú ergue muro subterrâneo contra erosão

Itajaí
Balneario Camboriu Ergue Muro Subterraneo Contra Erosao Scaled
Foto: Divulgação/SCTODODIA

Balneário Camboriú ergue muro subterrâneo contra erosão

Estrutura faz parte da reurbanização da orla, avaliada em R$ 31 milhões, e busca conter efeitos da maré alta

ITAJAI

A Praia Central de Balneário Camboriú, no Litoral Norte catarinense, está recebendo um muro subterrâneo de concreto armado como parte do projeto de reurbanização da orla. A estrutura deve atuar como contenção e barreira contra a erosão causada pela maré alta.

Segundo a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, os trabalhos começaram na última semana e integram a obra de reurbanização da praia, orçada em mais de R$ 31 milhões. O muro terá mais de dois metros de profundidade e está sendo construído por etapas, no mesmo processo utilizado em obras de macrodrenagem: escavação, rebaixamento do lençol freático e aplicação de pedra rachão como base.

A primeira fase ocorre entre a Rua 3920 e o molhe da Barra Sul, em um trecho de cerca de 1,5 km. Em paralelo, estão sendo executadas as galerias subterrâneas, além da ampliação do calçadão e de áreas de lazer.

A medida busca solucionar problemas registrados após o alargamento da faixa de areia em 2021, quando a praia passou de 25 para 70 metros de largura. Desde então, em períodos de ressaca, a orla passou a apresentar poças, valetas e lagoas formadas pela força do mar.

O projeto de reurbanização, iniciado em novembro de 2023, prevê ainda novos quiosques, iluminação, três espaços para exercícios e um jardim à beira-mar. A prefeitura estima requalificar seis quilômetros da orla em etapas, mas ainda não divulgou prazo para a conclusão total das obras.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo