O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da AFASC promoveu, ao longo da última semana, atividades especiais em Criciúma para marcar o Dia Nacional da Infância, celebrado neste domingo (24). A programação resgatou brincadeiras tradicionais que atravessam gerações e seguem despertando sorrisos e boas lembranças.
Entre as atividades, crianças e adolescentes se divertiram com pé de lata, pula elástico, corda, bolinha de gude, amarelinha e cantigas de roda. Além disso, espaços com cabanas, painéis interativos e sessões de cinema ajudaram a criar um ambiente de imaginação e convivência.
Para a presidente de honra da AFASC, Gisele Bolan, a ação simboliza um cuidado especial com as novas gerações. “A infância é um tempo mágico, cheio de descobertas e liberdade para sonhar. Criar espaços que celebrem isso é uma forma de valorizar cada criança que passa pelo SCFV”, afirmou.
A coordenadora do serviço Ana Meller, reforçou o impacto positivo da iniciativa. “Foi uma semana repleta de movimento e alegria. O resgate dessas brincadeiras trouxe um brilho especial para nossos encontros e criou lembranças que vão acompanhar as crianças por toda a vida”, destacou.
Com a ação, a AFASC reafirma seu compromisso de fortalecer vínculos familiares e comunitários, oferecendo experiências que unem lazer, afeto e aprendizado desde a infância.
Dia Nacional da Infância
O Dia Nacional da Infância é celebrado em 24 de agosto e foi instituído pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) com o objetivo de promover a reflexão sobre a importância de assegurar os direitos de crianças e adolescentes. A data visa lembrar o dever do Estado, da sociedade e da família em garantir que crianças tenham prioridade na vida, tendo acesso à saúde, educação, lazer, entre outros direitos. Relembra os direitos das crianças – A data serve como um lembrete da necessidade de garantir o bem-estar físico, emocional, social e educacional das crianças.
Estimula políticas públicas – O Dia da Infância incentiva o poder público a implementar e aprimorar políticas voltadas para as crianças, assegurando seus direitos.
Fomenta a ação da sociedade – A mobilização em torno desta data é crucial para a criação de um sistema de garantia de direitos, como o sistema de Justiça, para as crianças e adolescentes.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Brasil, crianças são as pessoas com idade inferior a 12 anos incompletos.
Dia 21 de março
É celebrado o Dia Mundial da Infância, que também busca chamar atenção para os direitos das crianças.
Dia 12 de junho:
Instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, para mobilizar a sociedade contra essa prática.
Dia 12 de outubro:
É o Dia das Crianças no Brasil, data que também marca a celebração de Nossa Senhora Aparecida.