Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Mais de 1,6 mil pinguins mortos em praias de Floripa

Florianópolis
Mais De 16 Mil Pinguins Mortos Em Praias De Florianopolis Scaled
Foto: Divulgação/R3 Animal

Mais de 1,6 mil pinguins mortos em praias de Floripa

Santa Catarina lidera registros do litoral brasileiro em 2025, aponta monitoramento ambiental

FLORIANOPOLIS

O litoral catarinense concentra os maiores registros de pinguins mortos no Brasil neste ano. Em Florianópolis, já foram encontrados 1.676 animais sem vida nas praias desde o início do ano, segundo dados do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). No total, 3.342 pinguins foram encontrados mortos ao longo da costa brasileira, de Santa Catarina ao Rio de Janeiro.

De acordo com Emanuel Ferreira, gerente operacional do PMP-BS/R3 Animal, a situação é considerada dentro da normalidade para esta época do ano, já que os pinguins-de-Magalhães migram da Patagônia em direção ao Brasil durante o inverno. “A longa viagem deixa os animais cansados, incapacitados e vulneráveis”, explica.

O levantamento mostra que, apenas em uma semana, mais de 700 pinguins foram encontrados mortos em praias catarinenses e paulistas. Em Ilha Comprida (SP), por exemplo, 350 animais foram registrados mortos em apenas um dia.

As principais causas apontadas para a mortalidade incluem falta de alimento, doenças, hipotermia e interação com atividades humanas, como as pescarias. Os animais encontrados sem vida passam por necropsia para identificar os motivos do óbito, enquanto os resgatados vivos recebem tratamento veterinário com o objetivo de reabilitação e retorno ao mar.

O monitoramento do PMP-BS é realizado desde 2015 em mais de 1.500 km de faixa litorânea. Os números variam de ano para ano, mas a média dos últimos registros mostra que a ocorrência faz parte do ciclo migratório. Em 2022, foram 6.471 mortes; em 2023, 5.224; e em 2024, 5.074.

Orientações ao encontrar um pinguim vivo na praia

  • Não devolva o animal ao mar;

  • Não coloque o pinguim em contato com gelo;

  • Mantenha distância e afaste crianças e animais domésticos;

  • Acione imediatamente órgãos ambientais ou o PMP-BS.

As orientações buscam aumentar as chances de sobrevivência dos animais debilitados e garantir a segurança dos banhistas.

Mais de 210 pinguins mortos em praias de SC

 

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo