Educação
Professores recebem capacitação de primeiros socorros
Na rede municipal de ensino de Florianópolis, 5.300 profissionais já passaram por formação
Durante os meses de setembro, outubro e novembro, a Secretaria de Educação de Florianópolis (SME) realizará cursos de Prevenção e Primeiros Socorros para profissionais da rede municipal de ensino. As inscrições podem ser realizadas no Portal de Formação Continuada da SME pelo link: sge8105.com.br/sigepe/frontend/.
A iniciativa visa preparar os participantes para procederem em casos de emergências e acidentes no cotidiano da comunidade escolar, bem como atender à lei federal, batizada de Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018), que exige noções em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas e creches públicas e privadas em todo o Brasil.
Em setembro de 2017, no Estado de São Paulo, Lucas Begalli, 10 anos, faleceu por asfixia durante um passeio escolar, um desfecho que poderia ter sido evitado com atendimento imediato, segundo especialistas. Durante as oficinas da Prefeitura da capital catarinense, serão realizadas oficinas com simulações de desobstrução de vias aéreas, tanto em adultos, como em crianças.
Serão dois encontros por turma no prédio da Gerência de Formação Continuada, à Rua Esteves Júnior, 280, Centro. Haverá a possibilidade de encontros externos em parceria com a equipe do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar da área central. A primeira formação ocorrerá nos dias 3 e 17 de setembro, e, a segunda, nos dias 18 de setembro e 2 de outubro, sempre à tarde, das 13 horas às 17 horas. Nos dias 11 e 25 de novembro será realizado mais um curso, das 8 horas às 12 horas. Os ministrantes serão os professores e bombeiros comunitários Charles Schnorr e Rafael Gonçalves, além do policial científico, Marcos Lima, que também são especialistas em Urgência e Emergência.
De acordo com Charles Schnorr, que é articulador da Gerência de Formação Continuada, o curso procura preparar os educadores para um primeiro atendimento, oferecer informações e construir conceitos sobre uma visão preventiva nos ambientes educacionais. “Desta forma esses profissionais atuarão com maior ênfase buscando, inclusive, evitar possíveis acidentes”, acrescenta. Os temas centrais fornecem informações a respeito de noções básicas de atendimento e primeiros socorros, prevenção e redução de acidentes domésticos e princípios de incêndio.
Métodos utilizados
Haverá aulas expositivas e dialogadas, oficinas práticas para fixação dos conceitos apresentados e apresentação do plano de abandono em situações adversas. “Esse curso não visa formar socorristas profissionais em atendimento de emergência, mas sim trazer informação para mais pessoas estarem preparadas para realizar um primeiro atendimento eficiente e o acionamento do socorro corretamente”, salienta Charles Schnorr.
Parceria recorrente
Fruto de uma parceria firmada em 2006 entre a Secretaria Municipal de Educação e o 1º Batalhão de Bombeiros Militares, foram capacitados 5300 colaboradores da educação infantil e do ensino fundamental. Esse número é resultado da participação de profissionais nas formações feitas diretamente nas escolas e creches e aquelas promovidas pela Gerência de Formação Continuada e Diretoria de Educação Infantil (por meio dos Cadernos de Formação semestrais) na temática de prevenção e primeiros socorros.
Há diversos relatos de atendimentos que foram executados com sucesso nas unidades educacionais e acionamentos de agências de emergência realizados com mais propriedade e eficiência. Os colaboradores tornaram-se também multiplicadores dos temas trabalhados na formação para além das unidades educativas, contemplando suas famílias e suas comunidades.