O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev) emitiu um alerta a aposentados e pensionistas sobre tentativas de golpe envolvendo falsas ações judiciais e pedidos indevidos de prova de vida. Criminosos estão se passando por advogados supostamente vinculados ao órgão para enganar beneficiários.
De acordo com o Iprev, não são feitos contatos telefônicos, mensagens ou e-mails para informar sobre valores a receber ou intermediar processos judiciais. O instituto também esclarece que o serviço de prova de vida está suspenso, e qualquer solicitação relacionada a ele deve ser considerada tentativa de fraude.
A orientação é para que nenhum dado pessoal ou bancário seja repassado e que não haja qualquer tipo de pagamento. Caso o beneficiário receba abordagens suspeitas, deve registrar boletim de ocorrência imediatamente.
Os canais oficiais do Iprev são os únicos meios válidos para informações aos segurado são o site www.iprev.sc.gov.br, o Instagram: @iprevsc, o telefone (48) 3665-4500 e o atendimento presencial na Central de Atendimento em Florianópolis. O instituto reforça que a prevenção começa pela informação e alerta para que familiares de idosos também estejam atentos a esse tipo de crime.