A Prefeitura de Florianópolis abriu nesta semana a etapa de sondagem de mercado para a nova concessão do CentroSul, principal centro de eventos da Capital. O processo, conduzido com apoio da consultoria IPGC (Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades), segue até o próximo dia 24 e permitirá reuniões com investidores interessados na modernização e ampliação do espaço.
Segundo a secretária de Licitações, Contratos e Parcerias, Katherine Schreiner, as informações obtidas nesta fase ajudarão a “alinhar expectativas, identificar riscos e avaliar o apetite do mercado, aumentando as chances de sucesso do futuro edital de licitação”.
As reuniões serão realizadas de forma remota, com duração de 45 minutos, sempre às quartas-feiras de setembro (3, 10, 17 e 24), nos turnos da manhã. Investidores devem solicitar o agendamento pelo e-mail licitacao.centrosul@pmf.sc.gov.br, informando dados da empresa e responsável. Cada encontro será individualizado e gravado, compondo relatório público.
Importância estratégica do espaço
Inaugurado em 2000, o CentroSul consolidou-se como polo de eventos culturais, gastronômicos e empresariais, impactando diretamente o turismo e a economia local. Durante a pandemia de Covid-19, entre março de 2020 e março de 2022, o local ficou fechado, o que levou à prorrogação da concessão vigente.
Atualmente, a administração está estendida até o fim de 2026 ou até a conclusão do novo processo licitatório. A Prefeitura avalia que a nova concessão deve assegurar não apenas a manutenção do espaço, mas também sua modernização e melhor aproveitamento das áreas adjacentes à Baía Sul, ampliando o potencial de uso mesmo fora do calendário de grandes eventos.
Com a sondagem, o município pretende definir o modelo mais atrativo de parceria público-privada, garantindo a continuidade do equipamento e sua relevância no desenvolvimento econômico e turístico de Florianópolis.