A Prefeitura de Florianópolis apreendeu cinco caminhões utilizados para descarte irregular de entulhos em um aterro ilegal no bairro Ingleses. A operação, realizada nesta semana, foi coordenada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) em parceria com o Setor de Fiscalização de Obras e a Secretaria de Segurança e Ordem Pública.
A maior apreensão da história
Os fiscais flagraram um caminhão despejando resíduos de construção na comunidade da Lajota. Durante a ação, outros quatro veículos foram interceptados no local, transportando cerca de 70 metros cúbicos de entulhos. Segundo a Prefeitura, trata-se da maior apreensão já registrada no setor de fiscalização de obras do município.
Crime ambiental
O aterro irregular havia sido aberto em uma área de preservação permanente, configurando crime ambiental. Cinco empresas foram autuadas por poluição ambiental, descarte irregular e funcionamento de aterro sem licença. O processo administrativo será conduzido pela Floram.
Declarações das autoridades
“Estamos firmes com a fiscalização em todo o município e essa apreensão é reflexo disso. A ação também mostra que atuamos com rigor contra crimes ambientais em Florianópolis”, afirmou a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.
O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick, destacou o caráter histórico da operação: “Essa ação reforça a importância do trabalho de fiscalização permanente por parte da Floram. É mais uma comprovação de que estamos atentos e atuando continuamente para proteger as áreas preservadas da cidade”.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.