Governador de SP indica futuro político para 2026

Pesquisa eleitoral aponta cenários com Tarcísio de Freitas , Lula e Bolsonaro

Maiquel Machado

Publicado em: 17 de setembro de 2025

4 min.

Foto: Pablo Jacob/ASP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), declarou nesta quarta-feira (17) que não pretende concorrer ao cargo de presidente em 2026. A fala ocorreu durante um evento em Araçatuba, no interior do Estado paulista.

“Não, eu pretendo concorrer à reeleição”, disse ele.

Apesar dele já ter declarado inúmeras vezes que não substituirá Jair Bolsonaro (PL) nas urnas, esta é a primeira vez que ele reafirma o compromisso desde a condenação do ex-presidente a 27 anos e 3 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por liderar a trama golpista.

Tarcísio evitou aparições públicas até esta terça-feira (16), quando o governo esteve pressionado pela morte do ex-delegado-geral Ruy Ferraz Fontes, vítima de uma emboscada em Praia Grande, no litoral paulista. Ele encerrou a entrevista depois que o tema passou a ser a anistia no Congresso.

Pesquisa

Se as eleições acontecessem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venceria o ex-presidente, Jair Bolsonaro (PL), e o governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), segundo pesquisa de intenção de votos da AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta quarta-feira (17).

No cenário de primeiro turno, Lula tem 48,1% de intenções de voto contra 42,1% de Bolsonaro. Essa hipótese, no entanto, é remota, já que o ex-presidente de extrema direita está inelegível.

Já contra Tarcísio, Lula garante 48,2% contra 30,4% do atual governador de São Paulo. Por outro lado, em um cenário contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Lula atingiu o melhor resultado, com 50,2% das intenções de votos contra 33%.

As projeções para um eventual segundo turno também dão vitória ao atual presidente. Contra Bolsonaro, ele possui 51,8%, e o ex-presidente, 44,8%. Contra Tarcísio, o petista marca 50,6% e o governador, 45,2%. Contra Michelle, Lula tem 51,9%, e a ex-primeira-dama, 44,6%.

A pesquisa Atlas/Intel também realizou projeções indicando Lula à frente dos governadores Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União-GO), Ratinho Junior (PSD-PR) e Eduardo Leite (PSD-RS), em ambos os turnos.

Se o atual ministro da Fazenda Fernando Haddad fosse o escolhido do PT para a disputa eleitoral, ele também venceria seus principais oponentes com 37,6% de votos. Nesse cenário, em segundo lugar ficaria Tarcísio (31,3%), em terceiro os votos brancos/nulos (11,2%) e, na sequência, Ciro Gomes (8,7%). O levantamento ouviu 7.291 pessoas entre os dias 10 e 14 de setembro.

Entrevistados também foram questionados com relação ao PL da anistia, em debate no Congresso Nacional. Mais da metade dos brasileiros (50,2%) é contra a medida para os envolvidos na tentativa de golpe de Estado, incluindo Bolsonaro, condenado na semana passada a 27 anos e três meses de prisão. Outros 41,3% se dizem a favor.

Sobre a condenação do ex-presidente, 52,3% concordam com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) e 46,6% são contra.


× SCTODODIA Rádios