CYBERGAECO deflagra operação contra fraudes de falsas peneiras de futebol em Florianópolis

Força-tarefa cumpriu 11 mandados de busca e apreensão em São Paulo e Minas Gerais em investigação que mirou golpes aplicados em todo o país.

Leticia Matos

Publicado em: 18 de setembro de 2025

4 min.
CYBERGAECO deflagra operação contra fraudes de falsas peneiras de futebol em Florianópolis. - Foto: Divulgação/MPSC

CYBERGAECO deflagra operação contra fraudes de falsas peneiras de futebol em Florianópolis. - Foto: Divulgação/MPSC

Na manhã desta quinta-feira (18), o Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco), em apoio à 9ª Promotoria de Justiça de São José, deflagrou a operação “Cartão Vermelho” para combater fraudes eletrônicas envolvendo falsas peneiras de futebol.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), os criminosos criavam sites falsos para divulgar supostos testes de futebol em estádios de capitais brasileiras, incluindo Florianópolis. Jovens interessados eram atraídos pela promessa de participação em eventos com ex-jogadores da Seleção Brasileira, empresários e olheiros de clubes nacionais e internacionais. Para garantir vaga, era cobrada uma taxa de inscrição, mas os testes nunca aconteciam.

Mandados e irregularidades identificadas

Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de São José, nos estados de São Paulo e Minas Gerais. As investigações apuram possíveis crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Durante as diligências, foi constatado o uso indevido da logomarca da Federação Catarinense de Futebol (FCF) e de outras nove federações estaduais para dar credibilidade ao golpe. A FCF já havia divulgado nota oficial esclarecendo que não organiza peneiras de futebol.

Operação “Cartão Vermelho”

O nome da operação faz referência à penalidade máxima aplicada no futebol em casos de infrações graves. A escolha simboliza a necessidade de interromper práticas criminosas que exploram o sonho de jovens atletas em busca de oportunidades no esporte.

A ação contou com o apoio dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e de São Paulo, além de equipes da Polícia Civil paulista. O processo segue em sigilo e novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das investigações.

O que são o GAECO e o CyberGaeco

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) é formado por integrantes do Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, com foco na repressão a organizações criminosas.

Já o CyberGaeco é uma divisão especializada no combate a crimes cometidos em ambientes virtuais, como fraudes eletrônicas.


FIQUE BEM INFORMADO:

📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios