A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) lançou o painel Empresas DNA UFSC, o mais completo levantamento de empresas-filhas já realizado por uma instituição de ensino no País. O estudo mostra que, entre 1966 e janeiro de 2024, mais de 66 mil membros da comunidade universitária – entre egressos, alunos, professores e técnicos – ajudaram a criar 107 mil empresas em todo o Brasil.
Segundo a diretora do Departamento de Inovação (Sinova), Clarissa Stefani Teixeira, o resultado confirma a UFSC como um dos principais polos de inovação e empreendedorismo do País. A universidade apoia o setor por meio de programas de incubação, incentivo à propriedade intelectual, laboratórios e habitats de inovação. Em alguns casos, como o cultivo de ostras, a instituição se tornou agente direto da atividade produtiva.
Principais números do levantamento
- Empresas criadas: 107 mil no Brasil;
- Santa Catarina: concentra 57% das empresas;
- Outros estados: São Paulo (11%), Paraná (9%) e Rio Grande do Sul (8%);
- Qualificação dos empreendedores: 16,3 mil doutores, 11,2 mil especialistas, 4,1 mil com mestrado profissional e mais de 48 mil graduados;
- Centros de ensino com mais empreendedores:
- Centro Tecnológico (CTC): 17,5 mil;
- Centro de Ciências da Saúde (CCS): 13,7 mil;
- Centro Socioeconômico (CSE): 11,3 mil;
- Centro de Comunicação e Expressão (CCE): 8,2 mil.
O painel, que levou mais de um ano para ser estruturado, também reúne dados sobre porte empresarial, perfil dos fundadores, atividades econômicas e ativos de propriedade industrial, como patentes e softwares.
Para a Sinova, a participação dos egressos da UFSC na criação de empresas tem papel estratégico no fortalecimento do ecossistema de inovação de Santa Catarina e do Brasil.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.