SC vai doar 2,5 mil localizadores com GPS para pescadores

Equipamentos serão entregues em até 90 dias e vão reforçar a segurança em alto-mar. Governador também confirmou entrega do trevo sul da BR-101.

Joca Baggio

Publicado em: 3 de outubro de 2025

4 min.
SC vai doar 2,5 mil localizadores com GPS para pescadores - Foto: Sindipi/Reprodução

SC vai doar 2,5 mil localizadores com GPS para pescadores - Foto: Sindipi/Reprodução

Durante a abertura da Marejada, em Itajaí, o governador Jorginho Mello (PL) anunciou a autorização para a compra de 2,5 mil aparelhos localizadores com GPS, que serão doados a pescadores catarinenses. O investimento, de R$ 2,69 milhões, é feito pela Secretaria Executiva da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina.

Os equipamentos deverão ser entregues pela empresa fornecedora em até 90 dias. Eles funcionam pelo Sistema de Identificação Automática (AIS), que utiliza o sinal de embarcações próximas para indicar a localização exata em situações de emergência, facilitando as operações de resgate.

“Santa Catarina é referência nacional na pesca e garantir mais segurança para quem vive do mar é uma prioridade do nosso governo. Esses equipamentos vão salvar vidas e dar mais tranquilidade para as famílias dos pescadores”, afirmou Jorginho Mello.

Tecnologia inédita

De acordo com o secretário-executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Frigo, o projeto é inédito no Brasil. “Esse equipamento serve para a salvaguarda da vida humana do pescador catarinense. Quando acionado, envia a posição via GPS para o Corpo de Bombeiros, que poderá resgatar com mais rapidez”, explicou.

A assinatura para a compra foi feita na presença do prefeito de Itajaí, Robison Coelho (PL), e do diretor da empresa Navitec, Fabrício Ardigó, além de autoridades locais.

Entrega do trevo sul da BR-101

Além da medida voltada à pesca, o governador confirmou a entrega da obra das alças da rodovia Antônio Heil com a BR-101, conhecida como trevo sul, até o início de dezembro. A obra, orçada em R$ 110 milhões, é considerada estratégica para melhorar a mobilidade na região.

“É uma obra fundamental, que deveria ser feita pelo governo federal, mas como não fizeram, nós estamos fazendo”, declarou Jorginho.

Modelo de gestão em Itajaí

Durante o evento, o governador elogiou a gestão municipal de Robison Coelho e a parceria público-privada adotada na Marejada. “Festa e turismo devem ser conduzidos pela iniciativa privada. O recurso público precisa estar na educação, saúde, segurança e infraestrutura”, disse.


FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios