O Ministério da Saúde confirmou, nesta quarta-feira (8), que o Brasil contabiliza 24 casos de intoxicação por metanol decorrentes da ingestão de bebidas adulteradas. O balanço mais recente aponta cinco mortes, todas registradas no estado de São Paulo.
Segundo o governo federal, há ainda 11 casos em investigação — seis em São Paulo, um em Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco e um na Paraíba.
Casos e notificações
Na última segunda-feira (6), o país tinha 17 confirmações e 217 notificações de possíveis contaminações. Em apenas dois dias, o número subiu para 259 suspeitas, sendo que 235 permanecem sob investigação. Outras 145 notificações foram descartadas após análise laboratorial.
O Ministério da Saúde informou que apenas três estados — São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul — registraram confirmações da intoxicação por metanol até o momento.
Distribuição dos casos
Entre os 24 casos confirmados, 20 ocorreram em São Paulo, três no Paraná e um no Rio Grande do Sul. Já entre as suspeitas ainda em apuração, a maior parte se concentra em São Paulo, com 181 registros. Outros estados com investigações em curso são:
- Pernambuco (24)
- Paraná (5)
- Rio de Janeiro (5)
- Rio Grande do Sul (4)
- Mato Grosso do Sul (4)
- Piauí (4)
- Espírito Santo (3)
- Goiás (2)
- Acre (1)
- Paraíba (1)
- Rondônia (1)
As autoridades reforçam o alerta sobre o consumo de bebidas de origem duvidosa. O metanol é um composto químico altamente tóxico, que pode causar cegueira, falência de órgãos e morte quando ingerido.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.