A Marejada 2025 encerrou neste domingo (19) com 260.090 visitantes no Centreventos Governador Luiz Henrique da Silveira, em Itajaí. Em 18 dias, a festa uniu música, apresentações artísticas e gastronomia típica, registrando crescimento de 30% em relação à edição anterior. A organização serviu 1,5 tonelada de sardinha na brasa, um dos pratos mais tradicionais do evento.
A edição marcou a estreia do modelo de parceria público-privada (PPP), que gerou economia de quase R$ 6 milhões aos cofres municipais e abriu espaço para investimentos em outros projetos turísticos, como o Mirante do Morro da Cruz. O evento também resgatou o concurso da realeza — com rainha e princesas após mais de uma década — e recolocou nas ruas o desfile típico, realizado no sábado (18), com participação de instituições e moradores.
Experiência do público
Com cenografia inspirada em uma vila portuguesa — incluindo “embarque” por uma cabine de avião cenográfica —, a Marejada somou mais de 100 apresentações culturais e dois grandes shows nacionais. O pico de público ocorreu no sábado (11), com quase 35 mil visitantes. Uma pesquisa de satisfação apontou aprovação de 95% dos participantes, que destacaram segurança, organização e limpeza.
A auxiliar de serviços gerais Ariane França, que trabalhou todas as noites, avaliou o resultado da equipe: “Nós trabalhamos bastante, mas tudo valeu a pena para o bem do visitante. Sempre conservando a limpeza dos banheiros e do pavilhão. Com certeza, ano que vem será bem melhor.” O empresário Acir Costa também aprovou: “Participei das festas anteriores, e esta está mais organizada, como a limpeza e a decoração. Foi uma grata surpresa”.
Gestão e segurança
Para o secretário municipal de Turismo e Eventos, Ronaldo Jansson Júnior, a edição foi “histórica”: “A Marejada se reinventou, mantendo a essência da nossa cultura, mas com inovação na gestão e na programação. A economia gerada com a parceria público-privada nos permite investir em outros projetos turísticos estratégicos para a cidade”.
O prefeito de Itajaí, Robison Coelho, reforçou o balanço positivo: “As pessoas aprovaram esse novo modelo. O Município teria que gastar quase R$ 6 milhões e não foi feito esse investimento. A segurança foi outro atrativo: não houve incidentes. Foi uma festa ordeira e familiar”.
Números da Marejada 2025
- 260.090 visitantes em 18 dias
- Crescimento de 30% ante 2024
- 1,5 tonelada de sardinha na brasa servida
- Mais de 100 apresentações musicais e artísticas
- Dois grandes shows nacionais
- Aprovação de 95% na pesquisa de satisfação
- Pico diário: quase 35 mil pessoas (sábado, 11)
- PPP com economia de quase R$ 6 milhões
Próximos eventos em Itajaí
Com o fim da Marejada, o município volta-se às próximas atrações do calendário turístico: o show de Natal (apresentado na festa), o Réveillon e a temporada de cruzeiros, consolidando Itajaí como destino em Santa Catarina.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.