Uma megaoperação policial foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (30) na região da Grande Florianópolis. A ação, que envolve as Polícias Civil, Militar e Penal de Santa Catarina, cumpre 38 ordens judiciais expedidas pela Vara Estadual de Organizações Criminosas, com o objetivo de desarticular um grupo envolvido em tráfico de drogas, extorsão e exploração de jogos de azar.
Início das investigações
A investigação começou após a prisão de uma liderança de facção criminosa pela Polícia Militar. A partir das informações obtidas com essa prisão, a Delegacia de Repressão ao Crime Organizado da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DRACO/DEIC) identificou o envolvimento de outros membros da organização, revelando um complexo esquema criminoso.
Trabalho conjunto e resultados
A partir daí, foi formado um trabalho integrado entre as três forças de segurança. A cooperação permitiu a identificação de 29 integrantes da facção, que atua principalmente na região metropolitana da capital catarinense.
Na primeira fase da operação, realizada em maio deste ano, cinco suspeitos foram presos. Com o avanço das investigações, mais 24 pessoas foram identificadas, o que levou ao cumprimento dos 38 mandados judiciais nesta quarta-feira, sendo 33 de busca e apreensão e 5 de prisão.
Aliança criminosa
A investigação também revelou uma aliança entre contraventores do Jogo do Bicho e integrantes da facção criminosa. O objetivo seria expandir as áreas de atuação, unindo o lucro do jogo ilegal com as operações do tráfico de drogas.
As polícias reforçam que apostadores e usuários de drogas, ainda que indiretamente, alimentam financeiramente esse tipo de organização, fortalecendo atividades ilícitas no Estado.
A operação
A ofensiva desta quarta-feira mobilizou cerca de 150 policiais das três corporações. As ações se concentraram nos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Governador Celso Ramos. O foco principal, segundo as autoridades, é enfraquecer o núcleo financeiro e operacional do grupo, atingindo suas lideranças e cortando as fontes de renda obtidas por meio de atividades criminosas.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.