O Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2025, acontece nos próximos dois domingos, 9 e 16 de novembro. A essa altura do campeonato, é preciso dar mais uma revisada no edital para se organizar nos dias de prova. Então, vamos passar alguns pontos?

O sono adequado desempenha um papel essencial nas funções vitais do organismo, influenciando diretamente a capacidade de aprendizado e concentração dos estudantes. Durante o sono, o cérebro consolida informações adquiridas ao longo do dia, facilitando a memorização e a aplicação desses conhecimentos nas provas como o Enem. Portanto, uma boa noite de sono é já pode proporcionar uma vantagem para o candidato.
A alimentação também é um fator importante para garantir o bem estar do candidato nos dias das provas, uma dieta equilibrada desempenha um papel essencial na concentração e memória dos estudantes, fatores críticos para um bom desempenho no Enem. Quando uma pessoa se alimenta de forma adequada, seu cérebro recebe os nutrientes necessários para funcionar de maneira eficaz, proporcionando energia para estudar por longas horas.
Confira mais dicas importantes para os dias da provas:
- A identificação precisa ser feita por meio de documento oficial válido e original com foto, como RG, CNH, Carteira de Identidade Nacional, passaporte, entre outros. Documentos digitais com foto são aceitos, desde que apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou no aplicativo Gov.br.
- É bom também verificar, mais uma vez, o local de prova e os horários no Cartão de Confirmação, na página enem.inep.gov.br/participante.
- Nos dois dias de provas, no horário de Brasília, os portões abrem ao meio-dia, fecham às 13h e as provas começam às 13h30. No primeiro dia, os estudantes têm cinco horas e meia para fazer redação, linguagens e ciência humanas, terminando às 19h.
- Uma informação importante: no Pará, a capital Belém e os municípios de Ananindeua e Marituba terão as provas do Enem 2025 aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro. Isso por causa da COP30, a 30ª Conferência Mundial do Clima, que acontece em Belém, de 10 a 21 de novembro.
- O candidato precisa levar caneta esferográfica de tinta preta com tubo transparente. Como precaução, leve pelo menos duas. Não são permitidos lápis, borracha, lapiseiras, régua, corretivos, materiais impressos ou para anotação.
- Artigos como chapéus, bonés, óculos escuros, fones de ouvidos, relógios e protetores auriculares também são proibidos.
- Dispositivos eletrônicos e de comunicação, como celulares e outros, devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos, lacrado e identificado. A simples emissão de som, como toque ou alarme, mesmo com o aparelho no envelope, elimina o participante. A exceção é para aparelhos que conferem a glicemia. Mesmo assim, o dispositivo terá que ser vistoriado pelo coordenador local.
- No caso de água, alimentos e remédios, a regra geral é: tudo precisa passar pela vistoria da coordenação. Mas professores recomendam levar esses itens em embalagens transparentes.
- Outra coisa: bebidas alcoólicas, drogas ilícitas e cigarros são proibidos, assim como qualquer arma. A exceção é para quem tem porte legal. Aí, o candidato fará o exame em outra sala.
Resumindo, qualquer material que não seja documento, caneta, alimentos e medicamentos fica no envelope lacrado, debaixo da carteira, durante toda a prova.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.