Aumento no consumo de água em Itajaí e Navegantes pode afetar abastecimento

A recomendação da Semasa é para que a população faça uso consciente da água

Maiquel Machado

Publicado em: 6 de novembro de 2025

4 min.
Abastecimento de água é retomado aos poucos em Capivari de Baixo

O Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa) alerta que o aumento brusco registrado no consumo de água potável nos últimos dias pode ocasionar uma redução na pressão de distribuição para Itajaí e Navegantes entre a noite desta quinta-feira (06) e ao longo de sexta-feira (07).

A causa mais provável para a mudança significativa na demanda observada é o aumento das temperaturas médias na região. A recomendação é o uso consciente de água, sem desperdícios e com a opção por modelos de equipamentos e métodos de limpeza que reduzam o gasto.

O Semasa está avançando rapidamente na construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro São Roque, que vai acrescentar 500 litros por segundo à distribuição de água potável de Itajaí e Navegantes no primeiro trimestre de 2026, uma ampliação de quase 40%.

Medidas de contenção dos danos gerados pelo subdimensionamento atual do sistema estão sendo priorizadas para entrarem em implementação ainda neste verão. Uma unidade de tratamento por ultrafiltração está sendo estudada para locação, somando-se à produção da ETA Arapongas. Poços também poderão ser utilizados para reforçar a disponibilidade de água, com dois pontos em análise no Santa Regina e outros dois na Praia Brava, além de uma prospecção na Ressacada.

Além de aumentar a água disponível, o Semasa também se preocupa em não perder a que já foi tratada, com intenso trabalho de busca e conserto de vazamentos ocultos. Outra medida é a instalação de reservatórios compactos em pontos estratégicos que demonstrem pressão insuficiente por períodos prolongados.

Durante todo o verão, será mantida a orientação para que a população utilize a água de forma racional, priorizando a hidratação de pessoas e animais. Também é importante ressaltar a obrigatoriedade das caixas d’água ou cisternas em todas as edificações ocupadas, conforme as normas da ABNT, para garantir reserva nos momentos de oscilação da rede.

FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios