A formação de um ciclone extratropical em alto mar, entre as regiões Sul e Sudeste do Brasil, após a passagem de uma frente fria neste sábado (8), deve provocar forte agitação marítima em toda a costa catarinense. O fenômeno intensifica os ventos de sudeste, deixando o mar grosso entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, e muito agitado no Litoral Norte.
Risco de ressaca e erosão costeira
De acordo com informações meteorológicas, há risco muito alto para ressaca e erosão costeira, especialmente no Litoral Sul. As autoridades recomendam que embarcações de pequeno e médio porte evitem navegar durante o período de maior intensidade dos ventos e ondas.
Altura das ondas pode ultrapassar 4,5 metros
Entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, as ondas devem predominar de sudeste, variando entre 3,5 e 4,5 metros de altura, com picos ainda maiores em alto mar. Já no Litoral Norte, o mar deve ficar muito agitado, com ondas de sul entre 2,5 e 3,5 metros.
Condições devem melhorar à noite
Com o afastamento gradual do sistema ao longo da noite de sábado, a tendência é de diminuição da agitação marítima e redução da intensidade dos ventos, embora o mar ainda deva permanecer agitado durante a madrugada de domingo (9).
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.