O Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo, será palco do Festival Saberes e Fazeres, uma celebração da Semana da Consciência Negra, entre os dias 17 e 20 de novembro. A programação é gratuita e reúne apresentações culturais, oficinas temáticas e atividades que destacam a ancestralidade e a valorização da cultura afro-brasileira.
A iniciativa faz alusão ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, data que homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil, assassinado em 1695. Desde o fim de 2023, a data é considerada feriado nacional.
A abertura do festival ocorre no domingo, dia 17, com duas sessões do espetáculo teatral “Elza Soares”, às 10h e às 19h. Na segunda-feira, 18, o público poderá participar de uma apresentação de dança e oficina da boneca Abayomi, além de uma oficina com trancistas, que ensinarão técnicas tradicionais de tranças afro.
O encerramento será na quarta-feira, 20 de novembro, feriado do Dia da Consciência Negra, com uma oficina de rap com Rafa Difere, seguida de apresentação do Coral Som Bonito e um animado samba de roda com o grupo Boca de Noite.
De acordo com Dafna Rodrigues, coordenadora de Cultura do Parque Diamante +Energia, o evento reforça o papel do espaço como Ponto de Cultura certificado e como agente de conscientização.
“Teremos um festival que resgata saberes ancestrais por meio de apresentações e oficinas práticas. É um convite para toda a comunidade participar e refletir sobre a importância da valorização da história negra”, afirma.
O Festival Saberes e Fazeres é uma realização do Ministério da Cultura, com o apoio da Associação Jorge Lacerda, gestora do Parque, e patrocínio da Diamante Geração de Energia, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. O evento é acessível e contará com intérprete de Libras em toda a programação.
Mais informações e atualizações podem ser acompanhadas pelo site parquediamanteenergia.com.br ou pelas redes sociais @parquediamanteenergia.

Programação resumida:
17/11 – Domingo
- 10h e 19h: Espetáculo teatral “Elza Soares”
18/11 – Segunda-feira
- 8h30 e 14h: Apresentação de dança “Abayomi”
- 9h e 14h15: Contação de história e oficina da boneca Abayomi
- 9h30 e 14h30: Oficina de trancistas
20/11 – Quarta-feira (feriado)
- 14h30: Oficina de rap com Rafa Difere
- 15h30: Coral Som Bonito
- 16h: Samba de roda com Boca de Noite
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.