Operação conjunta, nesta segunda-feira (10), resultou na prisão em flagrante de uma mulher por maus-tratos qualificado contra cães, no bairro Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis. A ação contou com o trabalho integrado da Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal (DPA/DIC), e da Diretoria de Bem-Estar Animal (DIBEA)
A iniciativa foi desencadeada por denúncias e imagens que apontavam que os animais — cães sem raça definida e da raça shih tzu — viviam em condições degradantes, confinados em um ambiente insalubre, sem água, sem alimentação e apresentavam extrema magreza.
Segundo a DIBEA, equipes já tinham tentado diversas vezes realizar a fiscalização no local, mas a tutora resistia às abordagens administrativas, mesmo sabendo da gravidade da situação.
Na vistoria desta segunda-feira (10), a cena encontrada confirmou o alerta: os cães estavam em um espaço repleto de fezes, sujo, com forte odor, alguns trancados dentro do imóvel, todos em condições de saúde precárias, com sinais de desnutrição e problemas de pele. A tutora não havia procurado atendimento veterinário — nem mesmo o gratuito oferecido pelo município.
Diante da situação, os animais foram resgatados imediatamente e encaminhados para atendimento veterinário e posterior adoção responsável.
A mulher foi presa em flagrante, teve o procedimento formalizado na Central de Plantão Policial da Capital e permanece à disposição da Justiça.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.