Para o diplomata tanziano Richard Muyungi, presidente do Grupo Africano de Negociações na COP 30, não é apropriado discutir veículos elétricos ou hidrogênio verde quando regiões inteiras do continente africano carecem de acesso confiável à eletricidade básica. Segundo ele, 685 milhões de pessoas na África vivem sem eletricidade, equivalendo este úmero a 45% da população do continente, e 85% desse grupo está concentrado na África Subsaariana.
Esta discussão é antiga e revela, cada vez mais, o descompasso entre as ditas “discussões ambientais mundiais” que, a cada dia, e cada vez mais, segundo analistas do setor, “mostram a cara de puro jogo de interesses”. Mudanças climáticas são históricas, aconteceram ao longo da formação do planeta Terra e vão continuar acontecendo e, de acordo com estudos sérios de especialistas no assunto, a intervenção humana é mínima para causar uma catástrofe em escala mundial. Tanto que, argumentam, mesmo a fúria dos furacões podem, sim, devastar uma área e causar imensos danos à sua população, mas é um dano localizado e nada a ver com a ação humana.
Poluição ambiental
Vivemos a era da “demonização” dos combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão mineral. Aos poucos, o véu da sombra sobre este tema começa a cair e aparecem os verdadeiros interessados e suas razões, que não são nada “ambientalistas”. O que não se pode é confundir este jogo de interesses com poluição ambiental. A poluição ambiental é, sim, provocada pelos humanos , pode e deve ser evitada.
Por exemplo, a degradação ambiental ocorrida por décadas de mineração a céu aberto e sem nenhum controle. Afetou toda uma região, mas não causou nenhum dano irreversível ao Planeta. No sulcatarinense foi um problema regional que desde os anos 2000 vem sendo tratados e corrigidos pelas empresas de mineração do setor. Assim como está ocorrendo em todas as partes do mundo onde tem exploração dos mais variados tipos de minérios, entre eles o carvão mineral.
Energia elétrica
Mais uma informação, são as empresas geradoras de energia elétrica a carvão mineral que hoje ajudam a sustentar o sistema elétrico nacional. Isto, porque elas não dependem de chuva, sol, vento, produção de lixo ou energia nuclear. Todas são fontes importantes e necessárias, mas de todas estas essas citadas, a única “firme”, “segura” e que não depende de dólares para ser comprada, é o carvão mineral, com grandes reservas no Sul do Brasil.