A Prefeitura de Florianópolis realizou, nesta quinta (20) e sexta-feira (21), uma operação de fiscalização contra o comércio ambulante irregular em praias do Norte da Ilha, com foco em Jurerê e Santinho. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública, envolvendo a Guarda Municipal, a Fiscalização de Serviços Públicos e apoio da Polícia Militar.
Durante a operação, foram apreendidos alimentos e bebidas sem origem comprovada ou armazenados fora dos padrões sanitários. Veículos usados como depósitos improvisados foram identificados, com frutas, gelo, bebidas e utensílios guardados de forma inadequada. Ao todo, 752 unidades de bebidas — entre cerveja, refrigerante e destilados — foram recolhidas.
As equipes também removeram seis carrinhos irregulares, rádios usados para comunicação entre ambulantes, além de cadeiras, mesas, guarda-sóis e ombrelones. Bonés, chapéus, bolsas, peças de roupa, brinquedos e óculos de sol comercializados ilegalmente também foram apreendidos.
A fiscalização constatou ainda grande volume de vendas sem emissão de nota fiscal, prejudicando a arrecadação do município e gerando concorrência desleal com comerciantes regularizados. Todo o material recolhido passará por procedimentos administrativos.
Segundo a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, as ações continuarão durante a pré-temporada e todo o verão. “As operações reforçam nosso compromisso em garantir o cumprimento da lei e a segurança alimentar dos visitantes, além de valorizar os ambulantes que trabalham na legalidade”, afirmou.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉Clique aqui e acompanhe.