A trilha que leva à Praia do Matadeiro, no Sul da ilha, tornou-se cenário de um feminicídio que impacta pela violência e crueldade. Nesta sexta-feira (21), a estudante Catarina Kasten, de 31 anos, do Programa de Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi encontrada morta no local – vítima de violência de gênero em um espaço que deveria ser de paz e contemplação.
A universidade emitiu nota oficial de repúdio ao crime e de solidariedade com familiares e amigos. Catarina, que antes cursava Engenharia de Produção e integrava o centro acadêmico da área, era conhecida por seu engajamento e amor pelas letras, de acordo com o comunicado.
Neste sábado (22), a partir das 7h, um ato público na Igreja da Armação, próximo à trilha, lembrará a jovem e exigirá mais segurança para as mulheres de Florianópolis. O feminicídio de Catarina expõe, mais uma vez, a vulnerabilidade feminina mesmo em espaços públicos – e a urgência de políticas que protejam vidas que, como a dela, tinham tanto ainda para progredir.
Caçada resultou na prisão do suspeito
O que deveria ser apenas um trajeto para uma aula de natação terminou em tragédia na manhã desta sexta-feira (21), na Praia do Matadeiro. Catarina Kasten foi encontrada morta na trilha de acesso à praia, e um homem confessou o crime após ser localizado pela Polícia Militar (PM) por meio de imagens de câmeras de segurança.
Tudo começou quando o companheiro da vítima acionou a PM pelo desaparecimento. Ela havia saído por volta das 6h50 para sua aula habitual, mas não retornou. Durante as buscas, informações de moradores e mensagens em grupos de natação alertaram que pertences da mulher estavam espalhados pela trilha.
A busca se intensificou com equipes do 4º Batalhão de Polícia Militar, Patrulhamento Tático e comunitários. Na ocasião, dois homens então relataram ter encontrado um corpo no local. A perícia foi acionada e, com apoio de imagens de câmeras que mostravam um homem circulando no horário compatível, a polícia localizou o suspeito.
Em sua residência, o homem não apenas confessou espontaneamente o crime como entregou as roupas que usava durante o fato. Ele foi preso em flagrante e encaminhado à Central de Plantão Policial.
Governador de SC publicou nas redes sociais sobre a prisão do suspeito
No início da noite desta sexta-feira (21), o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, publicou em suas redes sociais que um homem foi preso por ter sido o autor de um crime que tirou a vida de uma mulher, na Trilha do Matadeiro, em Florianópolis.
“Nossa polícia acaba de capturar o masculino suspeito de matar uma mulher, hoje, em uma trilha do Sul da Ilha. Cidadão confessou. Infelizmente só podemos prendê-lo”, publicou o governador.
Saiba mais:
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.