O papa Leão XIV afirmou nesta sexta-feira (21), em transmissão ao vivo do Vaticano para cerca de 15 mil jovens americanos reunidos em Indianápolis, Estados Unidos, que a inteligência artificial pode ser uma aliada no aprendizado, mas não deve substituir o esforço dos estudantes na realização de suas tarefas.
Durante o encontro virtual, parte de uma conferência nacional de jovens católicos, o pontífice destacou que a tecnologia “está se tornando uma das características definidoras do nosso tempo”, mas enfatizou que seu uso precisa ser responsável.
No diálogo de aproximadamente 40 minutos, Leão XIV reforçou que a IA não deve ser usada para executar deveres escolares. “Usar a IA de forma responsável significa usá-la de maneiras que ajudem vocês a crescer. Não peçam para ela fazer a lição de casa por vocês”, disse.
Ele acrescentou que, apesar da capacidade da tecnologia em processar informações rapidamente, ela não é capaz de substituir o raciocínio humano. “A IA não pode oferecer sabedoria verdadeira. Falta-lhe um elemento humano muito importante. A IA não discernirá entre o que é realmente certo e errado.”
Primeiro papa americano da história, Leão XIV respondeu a perguntas sobre fé, convivência e relacionamentos na escola. Ele também aconselhou os jovens a aproveitarem o período de formação para desenvolver habilidades humanas essenciais, como diálogo, amizade e discernimento moral.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
Clique aqui e acompanhe.