Vigília convocada por Flávio Bolsonaro pesa em decisão que levou Moraes a decretar prisão preventiva de Jair Bolsonaro

A informação consta na decisão que embasou a medida judicial, publicada nesta sexta-feira (21).

Eduardo Fogaça

Publicado em: 22 de novembro de 2025

3 min.
Vigília convocada por Flávio Bolsonaro pesa em decisão que levou Moraes a decretar prisão preventiva de Jair Bolsonaro. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Vigília convocada por Flávio Bolsonaro pesa em decisão que levou Moraes a decretar prisão preventiva de Jair Bolsonaro. Foto: Lula Marques/Agência Brasil

A vigília convocada pelo senador Flávio Bolsonaro em frente à casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi um dos fatores considerados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao determinar a prisão preventiva do ex-chefe do Executivo. A informação consta na decisão que embasou a medida judicial, publicada nesta sexta-feira (21).

Segundo Moraes, o ato convocado pelo senador indicou uma possível tentativa de utilizar apoiadores para dificultar a fiscalização das medidas cautelares e da prisão domiciliar impostas ao ex-presidente. Para o ministro, esse contexto representava “altíssimo risco para a efetividade da prisão domiciliar decretada” e para a “efetividade da lei penal”, podendo facilitar eventual fuga.

No documento, Moraes afirma que o vídeo publicado por Flávio Bolsonaro, no qual o senador critica novamente o Poder Judiciário e repete alegações consideradas falsas pelo STF — entre elas, que Bolsonaro estaria sendo alvo de “perseguição” e de uma suposta “ditadura” da Corte — reforça agravantes já identificados no processo.

O ministro também destacou que, embora apresentada como uma corrente de orações pela saúde de Jair Bolsonaro, a convocação reproduziria o “modus operandi da organização criminosa” atribuída ao ex-presidente, utilizando manifestações populares para obter vantagens pessoais ou interferir no cumprimento de decisões judiciais.

Na manhã de sexta-feira (21), Flávio Bolsonaro havia publicado um vídeo nas redes sociais chamando apoiadores a participarem de uma “vigília” em frente ao condomínio onde vive o ex-presidente.


FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios