Ato na Praia da Armação reúne multidão em homenagem a jovem morta em trilha de Florianópolis

Manifestação pede justiça e segurança após morte de Catarina Kasten, encontrada em trilha no Matadeiro.

Leticia Matos

Publicado em: 22 de novembro de 2025

4 min.
Ato na Praia da Armação reúne multidão em homenagem a jovem morta em trilha de Florianópolis. - Foto: Juan Todescatt

Ato na Praia da Armação reúne multidão em homenagem a jovem morta em trilha de Florianópolis. - Foto: Juan Todescatt

Uma multidão se reuniu na manhã deste sábado (22) na Praia da Armação, em Florianópolis, em um ato de homenagem a Catarina Kasten, 31 anos, encontrada morta na trilha que dá acesso à Praia do Matadeiro. Moradores, familiares e amigos participaram da manifestação, que também cobrou mais segurança para mulheres na região.

O ato foi convocado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde Catarina cursava Pós-Graduação no Programa de Inglês: Estudos Linguísticos e Literários. Cartazes com mensagens de repúdio à violência contra mulheres foram erguidos ao longo da mobilização. Entre eles, um com os dizeres “Mais um feminicídio. Basta”, próximo ao local onde a jovem foi localizada.

Em nota oficial, a UFSC afirmou ter recebido a notícia “com pesar e indignação”, classificou o crime como feminicídio e reiterou que “casos como o de Catarina não podem ser naturalizados”. A instituição também destacou a necessidade de combater todas as formas de violência direcionadas a mulheres.

Como o caso ocorreu

Catarina saiu de casa na manhã de sexta-feira (21) para uma aula de natação e não retornou no horário previsto, o que levou o companheiro a procurar a Polícia Militar. Horas depois, o corpo da jovem foi encontrado na trilha do Matadeiro com sinais de violência.

Durante as buscas, dois homens informaram aos policiais que haviam avistado um corpo no local. Câmeras da vizinhança registraram um homem circulando pela trilha em horários próximos aos de passagem de Catarina. As imagens auxiliaram na identificação de um suspeito.

A guarnição se deslocou até a residência do homem, que confessou o crime. As roupas usadas por ele no momento do ocorrido foram apreendidas e encaminhadas à Delegacia de Polícia. O suspeito foi conduzido à Central de Plantão Policial, onde teve a prisão em flagrante formalizada.

O caso segue sob investigação.


FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios