Mandado de busca é cumprido em apuração sobre suspeita de vazamento no Enem 2025

Vídeo com conteúdo similar às provas foi divulgado antes da data oficial de aplicação do exame.

Maiquel Machado

Publicado em: 23 de novembro de 2025

2 min.

Na manhã deste domingo (23), mais uma fase da Operação Profeta da Polícia Federal (PF), que investiga um suposto vazamento de questões do Enem 2025, foi deflagrada para cumprir mandado de busca e apreensão no Ceará, determinado pela Justiça Federal, após o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) identificar a divulgação antecipada de conteúdo com “similaridade substancial” às provas do exame.

A investigação começou quando foi detectado um vídeo em plataforma digital contendo questões extremamente parecidas com as que seriam aplicadas no Enem, programado para as próximas semanas. A publicação ocorreu antes do período autorizado, levantando suspeitas de fraude em larga escala.

A operação busca identificar os responsáveis pela obtenção ilegal do material e sua divulgação, além de investigar possíveis conexões com outros crimes. A PF reforçou em nota seu “compromisso com a integridade dos concursos públicos”, em mais um caso que ameaça a credibilidade do maior exame educacional do país.

FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios