Laudo confirma estrangulamento e violência sexual em caso de Catarina Kasten

O crime ocorreu na manhã de sexta-feira (21), na trilha do Matadeiro, em Florianópolis, quando a jovem se deslocava para uma aula de natação

Vitor Wolff

Publicado em: 25 de novembro de 2025

3 min.
Laudo confirma estrangulamento e violência sexual em caso de Catarina Kasten - Foto: Reprodução

Laudo confirma estrangulamento e violência sexual em caso de Catarina Kasten - Foto: Reprodução

A Polícia Científica de Santa Catarina confirmou, em laudo pericial divulgado nesta segunda-feira (24), que Catarina Kasten, professora de inglês e universitária de 31 anos, foi morta por asfixia causada por estrangulamento. O documento também aponta que ela sofreu violência sexual. O crime ocorreu na manhã de sexta-feira (21), na trilha do Matadeiro, em Florianópolis, quando a jovem se deslocava para uma aula de natação.

O suspeito, Giovane Correa Mayer, de 21 anos, confessou a autoria. Ele relatou ter usado um cadarço para asfixiar a vítima antes da violência sexual. Detido no mesmo dia, teve a prisão em flagrante convertida em preventiva e será indiciado por estupro e feminicídio.

A identificação do agressor foi possível graças a provas, imagens e depoimentos colhidos pela Polícia Civil. Dois elementos foram decisivos: o testemunho de duas turistas que viram um homem observando a mata e fotografaram sua movimentação; e imagens de câmeras na região, além de relatos de moradores. As fotos feitas pelas turistas permitiram confirmar a identidade do suspeito.

O Ministério Público de Santa Catarina informou que o caso está sob responsabilidade da 36ª Promotoria de Justiça da Capital, que aguarda a conclusão do inquérito. Após a prisão, Giovane também passou a ser investigado como possível autor de um estupro ocorrido em 2022, cuja vítima foi uma idosa de 69 anos. O inquérito será reaberto para comparação de evidências.

Catarina morava na região e foi atacada logo cedo, em um trecho próximo à praia. Um vídeo registrou o suspeito correndo na areia pouco depois de a jovem ter passado pelo local.


FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina! Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
Clique aqui e acompanhe.



× SCTODODIA Rádios