O estádio Dr. Aderbal Ramos da Silva, a Ressacada, é o local da pré-temporada da arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF). No mesmo período, a entidade realiza a homologação do FCF VAR, que será utilizado em todas as partidas do Campeonato Catarinense Fort Atacadista 2026.
Desde segunda-feira (24), a programação inclui seis jogos diários, três pela manhã e três à tarde, cada um com 60 minutos de duração. O objetivo é treinar todos os profissionais envolvidos na operação do novo sistema, adquirido da empresa tcheca Goal Sport Technology e certificado pela FIFA. A central do VAR funciona em Florianópolis.
O presidente da Comissão de Arbitragem da FCF, Cantucho João Setubal, destacou a produtividade do processo, afirmando que o treinamento integra árbitros de campo e operadores da central, que se alternam entre as funções.
O diretor de arbitragem, Kleber Lúcio Gil, também acompanha as atividades. Ele afirmou que, ao fim da primeira fase, cerca de 60 profissionais estarão homologados pela CBF para atuar em partidas com VAR, com apoio de árbitros experientes como Wagner Reway e Cleide Mary.
Uma das novidades ocorre nesta quinta-feira (27), com as finais dos Jogos Escolares de Florianópolis (JESF). Pela primeira vez, uma competição escolar terá uma partida com VAR, às 9h45 na disputa do 3º lugar entre IEE e Dinâmica, e às 11h na grande final entre Colégio Catarinense e Escola Jovem do Norte da Ilha, com presença do prefeito Topázio Neto.
As atividades na Ressacada seguem até sexta-feira (28) e contam com apoio da CBF. As próximas fases de treinamento e homologação ocorrerão em Joinville, com provas teóricas e práticas.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
Clique aqui e acompanhe.