Obra do Anel Viário de Criciúma entra na reta final e deve ser concluída em julho de 2026

Atualmente, as equipes atuam na construção da trincheira que conecta os bairros Rio Maina, Francesa e Vila Floresta, em área paralela à já concluída Avenida Luiz Lazarim.

Redação

Publicado em: 2 de dezembro de 2025

4 min.
Obra do Anel Viário de Criciúma entra na reta final e deve ser concluída em julho de 2026. - Foto: Divulgação/Rádio Cidade em Dia

Obra do Anel Viário de Criciúma entra na reta final e deve ser concluída em julho de 2026. - Foto: Divulgação/Rádio Cidade em Dia

A obra do Anel de Contorno Viário de Criciúma deve ser totalmente concluída em julho de 2026. A previsão foi reforçada pelo coordenador regional de infraestrutura da Região Sul, Miro Guizi, que destacou o avanço dos trabalhos e os desafios enfrentados na etapa final.

Atualmente, as equipes atuam na construção da trincheira que conecta os bairros Rio Maina, Francesa e Vila Floresta, em área paralela à já concluída Avenida Luiz Lazarim. Esse é o trecho mais complexo da obra, por exigir contenções que chegam a 9,5 metros de altura.

O que está sendo feito agora

  • Construção das contenções na área da trincheira.
  • Correção de um pequeno deslizamento já controlado.
  • Limpeza, pintura e sinalização para liberação parcial do trânsito.

Segundo Guizi, após a conclusão das contenções, os demais serviços devem levar cerca de dois meses para serem finalizados, dependendo das condições climáticas.

Como está o trânsito na região

A passagem pela trincheira já está liberada para motoristas que vêm pela Avenida Luiz Lazarim em direção aos bairros Floresta e Francesa. No entanto, quem sai dos bairros em direção ao Centro permanece com restrições: para acessar a avenida, é necessário seguir até a rotatória próxima ao Moniari.

A prefeitura, em parceria com a regional de infraestrutura, está instalando novas placas de orientação para organizar o fluxo no entorno da obra.

Última etapa antes da conclusão total

A trincheira representa a etapa final do Anel de Contorno Viário, infraestrutura planejada para desviar o trânsito da área central e melhorar a mobilidade urbana de Criciúma. Após a conclusão, todo o trajeto deverá estar liberado.

Possíveis adaptações futuras

Com novos recursos anunciados pelo Governo do Estado, adaptações adicionais poderão ser avaliadas depois da entrega da obra, como:

  • Um elevado no acesso principal.
  • Uma nova trincheira voltada ao acesso industrial.
  • Avaliação de eventuais ampliações ou novos traçados do anel no futuro.

Segundo Guizi, essas possibilidades serão analisadas com base no comportamento do trânsito após a conclusão da estrutura principal.


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