A terceira edição da Copinha Feminina terá o campeão definido neste sábado (20), quando Flamengo e Grêmio se enfrentam na grande final do torneio sub-20. A partida está marcada para as 18h, no estádio do Pacaembu, em São Paulo, e promete reunir duas campanhas consistentes ao longo da competição.
Campeãs em 2023, as Meninas da Gávea entram em campo em busca do bicampeonato. Já as Mosqueteiras chegam pela primeira vez à decisão da Copinha Feminina, marcando um momento histórico para o futebol feminino do Grêmio.
Ingressos gratuitos para a final
A entrada para a decisão é gratuita, mas os torcedores precisam gerar o ingresso previamente pelo site oficial da Federação Paulista de Futebol, no endereço fpf.soudaliga.com.br. Para isso, é necessário realizar cadastro e a coleta da imagem facial, exigida para acesso ao estádio.
Campanhas equilibradas até a decisão
Flamengo e Grêmio chegaram à final com trajetórias semelhantes. As duas equipes somam três vitórias e dois empates na competição e garantiram classificação em disputas de pênaltis.
O Grêmio avançou na semifinal ao eliminar o Santos, no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (Ceret), após empate sem gols no tempo normal. Já o Flamengo precisou das penalidades nas quartas de final, também no Ceret, para superar a Ferroviária, depois do empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.
Ataque rubro-negro contra defesa gremista
Os números do Flamengo chamam atenção pelo poder ofensivo. A equipe carioca tem o melhor ataque da Copinha, com 23 gols marcados, grande parte deles na goleada por 11 a 0 sobre o Aliança-GO, na estreia. Além disso, o time conta com a artilheira da competição, a atacante Brendha, que soma oito gols. Dois deles foram decisivos na vitória de virada por 2 a 1 sobre o Internacional, no Canindé.
O Grêmio, por outro lado, aposta na solidez defensiva. As Mosqueteiras marcaram seis gols ao longo do torneio, mas sofreram apenas um, ostentando a defesa menos vazada da Copinha Feminina até a final.
Experiência em decisões nacionais
As duas equipes chegam embaladas por finais nacionais disputadas em 2025, ambas com transmissão ao vivo pela TV Brasil. O Flamengo foi vice-campeão brasileiro sub-20 após perder a decisão para o Botafogo. Das 16 jogadoras que atuaram naquela final, 14 seguem no elenco que disputa a Copinha.
O Grêmio, por sua vez, foi vice-campeão do Brasileirão sub-17, superado pelo Corinthians. Jogadoras como a goleira Josi, a zagueira Allyne, a meia Rayssa e as atacantes Ana Lays e Isabeli, que estiveram naquela decisão, integram o grupo que pode conquistar de forma inédita o título da Copinha Feminina sub-20.
FIQUE BEM INFORMADO: 📲
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉Clique aqui e acompanhe.