Ao longo de 2025, a Prefeitura de Tubarão registrou apenas duas mudanças em seu secretariado. Mesmo com a estabilidade da equipe, o prefeito Estêner Soratto admitiu que pequenos ajustes podem ocorrer até o final do mês de janeiro de 2026, com base na experiência administrativa acumulada ao longo do ano.
A declaração foi feita em entrevista exclusiva à Rádio Cidade, na qual o chefe do Executivo municipal reforçou estar satisfeito com o atual corpo técnico, mas não descartou alterações pontuais em algumas pastas.
Mudanças registradas em 2025
A primeira alteração no secretariado ocorreu no início do ano, quando Rodrigo Moro foi anunciado como novo secretário de Administração e Finanças. Ele substituiu o vice-prefeito Denis Matiola, que havia acumulado a função temporariamente.
Já no segundo semestre, a Secretaria de Saúde passou por mudança após a saída de Otávio Piva, que alegou questões pessoais. Com isso, Carina Portão, então secretária adjunta, assumiu a pasta de forma interina.
Prefeito fala em ajustes pontuais
Segundo Estêner Soratto, eventuais mudanças não devem ser amplas nem imediatas.
“É possível que haja alguns ajustes, mas pequenos ajustes. Não há ainda nenhum nome definido nem secretaria definida. Isso deve acontecer mais para o final de janeiro”, afirmou.
O prefeito explicou que a intenção é avaliar o funcionamento da estrutura administrativa após a reforma realizada em fevereiro de 2025, promovendo correções pontuais, se necessárias.
Regularização financeira é destaque da gestão
Durante a entrevista, Soratto destacou que, além das obras físicas realizadas no município, o principal avanço da administração em 2025 foi a recuperação da credibilidade financeira da prefeitura.
De acordo com o prefeito, Tubarão conseguiu sair das restrições de crédito e manter, desde março, a regularidade fiscal, permitindo o acesso a recursos estaduais e federais.
“A maior obra que a gente entrega em 2025 foi limpar o nome da prefeitura de Tubarão, tirar ela do SPC e permitir que o município volte a receber recursos sem problemas com certidão negativa”, ressaltou.
Pagamento de dívidas e novos desafios
Ainda conforme o gestor, somente em 2025 foram pagos mais de R$ 28 milhões em dívidas herdadas de exercícios anteriores, incluindo débitos de 2022, 2023 e 2024.
Entre os próximos desafios da administração municipal estão a regularização de contratos que vinham sendo prorrogados de forma emergencial, como os serviços de coleta de lixo e iluminação pública, além da realização de licitações definitivas.
Apesar dos obstáculos, o prefeito demonstrou confiança no planejamento da gestão. “Temos grandes desafios pela frente, mas vamos superá-los”, concluiu.
FIQUE BEM INFORMADO: 📲
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.